quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Seres Vivos Respiram

Em um automóvel, o combustível se mistura com o oxigênio e é queimado, transformando-se em gás carbônico e água(na forma de vapor), que saem pelo escapamento. A queima de gasolina ou de outro combustível é chamado combustão. Esse processo libera a energia que põe o carro em movimento. Sem o combustível, o carro fica sem energia e para. Mas, sem o oxigênio, o processo de combustão não ocorre e o carro também não sai do lugar.


Você sabia que todos os seres vivos são formados por partes microscópicas chamadas células? Nosso corpo, por exemplo, é formado por cerca de 65 trilhões de células. É no interior dascélulas que a energia do alimento é liberada no processo chamado respiração celular ou, simplesmente, respiração. Mas esse processo só pode ocorrer se o oxigênio do ambiente chegar até as células.

Não são só os animais que respiram. Outros seres vivos também respiram, inclusive as plantas. Isso quer dizer que as plantas usam, na respiração, parte do alimento que fabricaram na fotossíntese. Pelo processo da respiração, elas liberam a energia que armazenaram no alimento para o crescimento da raiz, do caule, das folhas, etc.

Está claro para você que a fotossíntese e respiração são processos diferentes? Animais não fazem a fotossíntese - só respiram. Mas as plantas fazem 2 coisas:fotossíntese e respiração.

Nenhum comentário: