terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Água:Importância, Origem e Distribuição no Planeta



Toda a água existente no planeta Terra compõem a hidrosfera. Imprenscindível à vida, ela pode ser encontrada na natureza em seus 3 estados físicos:gasoso(figura a esquerda acima), na forma de vapor atmosférico(Ex: a fumaça que sai da comida quando está cozinhando algo na panela ou fervendo no bule), sólido (a direita acima), nas geleiras e calotas polares, e líquido , nos oceanos, mares, rios, lagos e subsolos.

As águas oceânicas possuem importância fundamental na regulação do clima terrestre. Devido à sua capacidade de armazenar enerdia solar, esse enorme volume de água é responsável pela distribuição de chuvas no planeta e pelo controle do calor na atmosfera.

As águas dos mares são também uma grande fonte de recursos, de onde se obtém alimentos, tais como peixes e crustáceos(caranguejo, lagosta, camarão), e produtos minerais, como o sal. São ainda importantes vias de transporte, responsáveis pela maior parte do comércio internacional.

Além das águas oceânicas, restam 2,43% de água doce. Desse volume, 3 quartos encontram-se congelados nas geleiras e calotas polares;outra parte é constituída pelas águas subterrâneas;e apenas uma porção muito pequena desse total está nos rios e lagos.

A água é fundamental para nossa sobrevivência. Mas nem toda águadoce é boa para ser ingerida. Muitas vezes, águas cristalinas podem conter impurezas que prejudicam a saúde. O melhor é sempre tomar água tratada, filtrada ou fervida para termos certeza de sua qualidade.

Nenhum comentário: