segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

As formas do Planeta Terra

Lata D'Água Aperte aqui para ouvir a canção
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
pela mão leva a criança
Lá vai Maria

Maria, lava roupa lá no alto
lutando, pelo pão de cada dia
sonhando, com a vida do asfalto
que acaba, onde o morro principia.




É possível constatar, a partir da letra da música e da observação da foto de Ouro Preto(MG ábaixo), que a superfície da Terra pode apresentar áreas mais elevadas e outras mais rebaixadas. Nela Existem ondulações que indicam as diferentes formas do relevo terrestre(morros, colinas, serras, vales).



Você saberia dizer a diferença de altitude e altura?


Quando queremos saber a altura de uma pessoa, de um prédio ou de um monumento, buscamos identifiicar a medida desse objeto em relação ao solo, ou seja, a distância vertical da base até a parte de cima. Para isso utilizamos um instrumento métrico. No caso de uma pessoa, por exemplo, a fita métrica. Desse modo estaremos determinando a sua altura.

Altitude, por sua vez, está relacionada a partir de um ponto zero, no caso do nível do mar, até oned se quer medir em relação ao relevo. O aparelho utilizado para medir a altitude é o altímetro.

A maior altitude do relevo terrestre encontra´se na cadeia do Himalaia, onde se localiza o pico Everest, com 8.848 m. As áreas de relevo submarino são madidas de acordo com a sua profundidade. E, assim como a altitude, é medida a partir do nível do mar, ou seja, do nível 0m. As maiores profundidades encontram-se nos oceanos e regiões de fossas tectônicas, como a de Mindiano, no oceano Pacífico, com 11500 metros abaixo do nível do mar. Para medir a profundidade utiliza-se um aparelho chamado BATÍMETRO.

Nenhum comentário: