terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Percurso das Águas

Do oceano até as nuvens, das calotas polares aos rios e aos açudes do sertão, irrigando imensas planícies ou escoando pela pia da cozinha, a água não para: vai se movendo continuamente através de um ciclo sem fim, o ciclo hidrológico.

Para entendê-lo, vamos imaginar o ciclo hidrológico como uma enorme''roda gigante'', tendo como ponto de partida(e chegada) os oceanos.


Todos os dias, uma grande quantidade de água evapora dos oceanos e das áreas continentais. Quando é aquecida pelo calor do Sol, a água passa do estado do líquido para o gasoso, transformando-se em vapor. Sendo mais leve que o ar, o vapor d´água eleva-se até atingir as camadas mais altas e frias da atmosfera, onde é condensado em gotículas de água que formam as nuvens.

Ao tomar a forma líquida novamente, a água precipita-se, originando as chuvas. Dois terços dessa águas retornam diretamente ao oceano e o restante fornece umidade aos continentes. Sobre a terra, as águas da chuva podem seguir 3 caminhos distintos:evaporar imediatamente após atingir a superfície, infiltrar-se no solo ou escoar para os córregos, rios e riachos.

A água infiltrada no solo acumula-se nos espaços vazios entre as rochas e os grãos de argila e areia, dando origem a reservatórios subterrâneos conhecido como lençois freáticos. Com o tempo, a água subterrânea volta lentamente à superfície no meio das fontes e nascentes, pelas raízes das plantas ou sendo extraídas por poços construídos pelos seres humanos.

Os lençois freáticos, ao reter enormes volumes de água, são os responsáveis por manter os rios perenes, ou seja, os que nunca secam nem mesmo quando não há chuvas. Somente nas regiões mais áridas é que existe a possibilidade de esses estoques de área de esgotarem, originando os rios temporários ou intermitentes, que surgem no período de cheias e ficam com seus leitos secos durante a estiagem.

Porém, mesmo esses rios estão submetidos a grandes variações de volume de águas, provocando ora enchentes de grande proporções, ora vazantes, com níveis de água bastante baixos. O conjunto de terras drenado por esse rios(principal, afluentes e subafluentes)foorma uma unidade geográfica conhecida como bacia hidrógráfica, que geralmente recebe o nome do rio principal(rio Amazonas, bacia Amazônica).

Nenhum comentário: