sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O IDH é uma medida para sabermos se está havendo desenvolvimento do Homem. Se o Homem está se desenvolvendo bem ou mal na educação, na longevidade e na renda.

O índice varia de 0 a 1. Se um país tem a sua população com o IDH chegando perto do número 1, são países de desenvolvimento humano elevado.

Países com IDH até 0,499 apresentam desenvolvimento humano BAIXO.

Países com IDH entre 0,500 e 0,799, são considerados países de desenvolvimento humano MÉDIO.

As Organizações das Nações Unidas (ONU) é o responsavel para calcular esses índices. Por isto, ela criou um programa chamado PNUD que é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A Noruega tem IDH elevado e a Nigéria tem IDH baixo. A Nigéria fica no continente africano, é um país com muitos problemas de saúde na sua população.

O ambiente do nosso planeta não está nada bom. O ar está poluído, em muitos lugaresa há falta de água, em outros lugares há enchentes e inundações, o oceano está aumentando seu nível de água, o clima está desequilibrado porque o gelo dos pólos está derretendo muito depressa e os animais estão sofrendo.


Em outros lugares, o clima está provocando incêndios na florestas e com isso o desmatamento também provoca sofrimento nos animais. Tudo isto por causa do comportamento do homem que não cuida do planeta, jogando lixo e contaminando a natureza.

Uma comunidade sustentável vive em harmonia com o seu meio ambiente. Ela valoriza a natureza, protege a cultura e a natureza e não desperdiça recursos naturais como a água. Faz reciclagem e coleta seletiva do lixo. O estatuto da cidade são regras para que os cidadãos possam
viver em cidades sustentáveis.

Nenhum comentário: