sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As Capitais do Brasil

São Salvador da Bahia de Todos os Santos, no século 18, foi a primeira capital do Brasil. Salvador era chamada de Capital do Atlântico Sul e o primeiro gorvenador do Brasil, Tomé de Souza, foi quem ficou nesta primeira capital.

Porém, muitos navios chegavam e saíam do Brasil para Portugal levando riquezas e usavam o porto do Rio de Janeiro por isto a o governador saiu de Sao Sebastião e foi para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro que virou a segunda capital do Brasil. Quem mora no Rio de Janeiro se chama CARIOCA.

Quando o Brasil virou Républica mudou sua capital para Brasília. Juselino Kubitschek, presidente do Brasil foi quem mandou construir a cidade de Brasília. Os operários que a construíram se chamavam de CANDANGOS. E durante o tempo que a cidade estava sendo construída colocaram o nome deste projeto de NOVACAP, para dizer que era o projeto da NOVA CAPITAL.
Juscelino era um presidente famoso e o chamavam de JK.

Brasília fica na região centro-oeste e o Distrito Federal é um estado onde os ministros e deputados e o presidente moram e trabalham. Brasília foi inaugurada em 12 de abril de 1960.

Os ministérios são orgãos que auxiliam a presidência da republica a administração federal. O Ministério da Saúde, da Cultura, dos Transportes, da Educação, das Cidades, dos Esportes são alguns exemplos. A presidência da republica, os ministérios e os orgãos dos poderes legislativo e judiciario são orgãos do governo federal.

Nenhum comentário: