sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mata Atlântica

Localização

Fica difícil dizer onde termina o litoral e começa a Mata, pois ambas entregam-se nas áreas costeiras de matas e tabuleiros litorâneos. No passado, o litoral era aquela extreita faixa de terra junto ao mar. Entrando pelo Estado no sentido oeste, com clima semelhante-tropical úmido, encontrava-se a exuberante Floresta Tropical Atlântica ou Mata Atlântica, da qual hoje, pouco resta. O machado do colonizador mudou nossa paisagem. Atualmente, da Mata Atlântica, restam só o nome e algumas poucas áreas que ecologistas lutam para que sejam preservadas.

vegetação nativa e clima

A vegetação nativa é a cana-de-açucar e o clima é tropical úmido.



Rios

Os rios da Mata Atlântica são:Goiana; Capibaribe, Ipojuca e o mais importante dessa região que é o rio Una



Principal produto da agricultura:cana-de-açucar


Atividade econômica:Nas áreas cujo solo não presta para o cultivo da cana-de-açucar as pessoas criam aves. São granjas e produção de ovos.


Microregião:A mesorregião da Mata Pernambucana é dividida nas seguintes microrregiões: Mata Meridional Pernambucana(Antes chamada de Mata Úmida), Mata Sentrional Pernambucana(Antes chamada de Mata Seca) e Vitória de Santo Antão.

Tipo humano Característico:Os donos tem empregos apenas no período da colheita e moagem da colheita e moagem da cana

Municípios da Mesoregião da Mata:Os municípios são:Goiana, Nazaré da Mata, , Timbaúba, Carpina, Vitória de Santo Antão, Escada, Plmares e Barreiros.



Nenhum comentário: