segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A colonização portuguesa na América

Portugal e Espanha decidiram dividir as novas terras.


Logo após de colombo á América, Portugal e Espanha começaram a disputar as terras a serem conquistadas fora da Europa. A solução foi criar uma Linha Imaginária que derteminava as áreas que cada um poderia ocupar. Portugal ficou com a posse dasterras localizadas a leste da linha, e a Espanha, com as terras a oeste. Esse acordo foi chamado de Tratado de Tordesilhas.



O rei entregou a terra aos donatários


No início, os portugueses de dedicaram a procurar metais preciosos e a extrair o pau-brasil. Mas a coroa portuguesa não conseguia cuidar de tudo sozinha. Assim, a colônia foi divididas em capitanias hereditárias, que foi distríbuidas aos donatários. Os donatários eram novos portugueses da confiança do rei. Eles ficaram responsáveis por construir vilas nas capitanias e desenvolvê-las com dinheiro particular.



O rei retomou o comando das novas terras


Nem todos os donatários conseguiram cumprir seu papel, e o sistema de capitanias não deu certo. Então, o rei de Portugal estabeleceu o governo-geral. As capitanias continuaram existindo, mas quem comandava a colônia era um governador-geral. Os objetivos eram defender o território da invasão de inimigos e explorar as riquezas. A cidade de Salvador foi fundada para ser a capital. Com a ajuda dos índios, foram levantados edifícios e casas. De portugal vieram soldados, funcionários públicos e juízes para administrar a colônia, e padres para realizar batizados e casamentos. Depois de Salvador, aos poucos, os colonizadores foram fundando vilas e construindo fortes por toda a costa brasileira.

Nenhum comentário: