Sou uma criança que vive numa aldeia indígena. Moro numa casa de madeira e coberta de folhas de palmeira. Moro com outras familías na mesma casa.
Sou da tribo tupi guarani e moro pertinho dos tremembés. Não tenho escola e passo o dia brincando, aprendendo a fazer mascaras e pintar o corpo com tinta. Gosto de ouvir histórias contadas pelos adultos.
Minha brincadeira favorita é tomar banho no rio pelado com meus amigos. Nós índios só usamos pouca roupa.
Ah ! Ia me esquecendo. Jogo varetas, zunidor, cama-de-gato, arma de pressão, bilboquê, flecha e aro, perna de pau, lançador de bolas, pião e peteca com meus amigos.
Além dessas tem muitas outras brincadeiras de índios. Leia neste site que eu achei sobre o jogo da onça: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2314u305.jhtm
Gosto de comer raízes, peixes e frutas.
Achei um filme bem legal sobre os índios Karajás.
http://www.youtube.com/watch?v=XyE7pEQB8wc&feature=related
O nosso idioma é cheio de palavras dos índios e de outros povos. Falamos palavras em português, africano, tupi, italiano, árabe, etc.
Colei um trecho do site do escritor Eduardo Fonseca ( http://lingua-brasileira.blogspot.com) que diz isso:
"No Brasil fala-se um idioma que só se fala no Brasil e em nenhum lugar mais. Aliás, somos a única ex-colônia portuguesa que não fala com sotaque português. E isto deve-se, entre outras razões, à influência da língua tupi .... falamos um idioma formado por palavras oriundas destas três fontes lingüísticas" [branco, negro e indio]. No entanto, temos a coragem de dizer que "no Brasil, fala-se o português"....[ Falamos brasileiro ! ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário