segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Camadas da atmosfera

A partir dos 50 Km de altitude encontramos a mesosfera ou esfera intermediária. Acima dela, entre 90 e 500 Km, estende-se a termosfera ou ionosfera, onde o ar é extremamente rarefeito. Por fim, chega-se à exosfera ou ''esfera exterior'', que começa entre 500 e 750 Km de altitude e vai progressivamente desaparecendo no espaço.

Bacias Hidrógraficas Brasileiras

O Brasil, por sua grande dimensão territorial e pela predominância de climas úmidos, possui uma ampla rede hidrográfica, com muitos rios caudalosos e de grande extensão.

Água:Recurso para as sociedades humanas

Na Mesopotâmia, os rios Trigres e Eufrátes também desempenharam um papel muito importante para os povos que lá habitaram.

Agentes Externos:

Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.

As geleiras

Em algumas zonas de clima muito frio, a neve não derrete durante o verão. O peso das camadas de neve acumuladas durante invernos seguidos acaba por transformá-la em gelo. Quando essa enorme massa de gelo se desloca, corre como um poderoso rio de gelo. As geleiras realizam um trabalho de erosão nas rochas que as cercam, formando vales em forma de U. Os sedimentos transportados pelas geleiras são chamados morenas ou morainas.

Rios, os grandes construtores

A união de várias torrentes acaba formando os rios, que são correntes de água com leito definido e vazão regular. A vazão pode sofrer mudanças ao longo do ano. Essas mudanças devem-se tanto a estiagens prolongadas quanto a cheias excepcionais, às vezes com efeitos catastróficos sobre as populações e os campos.

Quanto maior for o poder erosivo de um rio, maior será sua vazão e a inclinação do seu leito, que pode sofrer variações ao longo do percurso.

Em seu curso, os rios realizam três trabalhos essenciais para a construção e modificação do relevo:

Erosão, ou seja, escavação dos leitos. Quanto maior for o poder erosivo de um rio, maior será sua vazão e a inclinação do seu leito;

Transporte dos sedimentos, os chamados aluviões;

Sedimentação, quando há a formação de planícies e deltas.

Podemos dividir o caminho que o rio percorre da nascente até a foz em três porções que podem ser comparadas com as três fases da vida humana: alto curso, equipara-se à juventude; o curso médio equivale à maturidade; e o baixo curso, à velhice.

Alto Curso: O curso superior do rio é sua parte mais inclinada, onde o poder erosivo e de transporte de sedimentos é muito intenso. A força das águas escava vales em forma de V. Se as rochas do terreno são muito resistentes, o rio circula por elas, formando gargantas ou desfiladeiros.

Curso médio: No curso médio do rio, a inclinação se suaviza e as águas ficam mais tranquilas. Sua capacidade de transporte diminui e começa a depositar os sedimentos que não pode mais transportar.

Na época das cheias, o rio transborda, depositando nas margens grande quantidade de aluviões. Nessas regiões formam-se grandes planícies sedimentares, onde o rio descreve amplas curvas, chamadas meandros. A sedimentação é um processo muito importante para a humanidade. Culturas antigas, como as do Egito, Mesopotâmia e Índia, são relacionadas à fertilidade dos sedimentos depositados por rios.

Baixo Curso: O curso inferior do rio corresponde às zonas próximas de sua foz. A inclinação do terreno torna-se quase nula e há muito pouca erosão e quase nenhum transporte. O vale alarga-se e o rio corre sobre os sedimentos depositados.

A foz pode estar livre de sedimentação ou podem surgir aí acumulações de aluviões que dificultam a saída da água. No primeiro caso, recebe o nome de estuário e no segundo, formam-se os deltas.

Abrasão Marinha

A ação das águas do mar

O mar exerce um duplo trabalho nos litorais dos continentes. É um agente erosivo, que desgasta as costas em um trabalho incessante de destruição chamado abrasão marinha. As águas dos mares e oceanos desgastam e destroem as rochas da costa mediante três movimentos: as ondas, as marés e as correntes marítimas. Ao mesmo tempo, o vaivém de suas águas traz sedimentos que são depositados nos litorais, realizando um trabalho de acumulação marinha.

A ação contínua das ondas do mar ataca a base, os paredões rochosos do litoral, causando o desmoronamento de blocos de rochas e o conseqüente afastamento do paredão.

Esse processo dá origem a costas altas denominadas falésias. Algumas falésias são cristalinas, como as de Torres, no Rio Grande do Sul. No Nordeste do Brasil, encontramos falésias formadas por rochas sedimentares denominadas barreiras.

Ação das ondas

Quando a costa é formada por rochas de diferentes durezas, formam-se reentrâncias (baías ou enseadas) e saliências no lado escarpado, de acordo com a resistência dessas rochas à erosão marinha. A ação da água do mar pode transformar uma saliência rochosa do continente em uma ilhota costeira.

Se um banco de areia se depositar entre a costa e uma ilha costeira, esta pode unir-se ao continente, formando então um tômbolo. Caso um banco de areia se deposite de modo paralelo à linha da costa, fechando uma praia ou enseada, poderá formar uma restinga e uma lagoa litorânea.

As praias são depósitos de areia ou cascalho que se originam nas áreas abrigadas da costa, onde as correntes litorâneas exercem menos força. Quando o depósito de areia se acomoda paralelamente à costa, formam-se as barras ou bancos de areia.

Ação dos Ventos

O vento é o agente com menor poder erosivo, pois só pode mover partículas pequenas e próximas do solo. Ainda assim, ele transporta partículas finas a centenas de quilômetros de seu lugar de origem. A ação erosiva do vento, que atinge o ponto máximo nas zonas desérticas, secas e de vegetação escassa, também contribui para a destruição do relevo da Terra. O vento desprende as partículas soltas das rochas e vai polindo-as até transformá-las em grãos de areia.

A erosão eólica tem dois mecanismos diferentes:

A deflação, que é a ação direta do vento sobre as rochas, retirando delas as partículas soltas;

A corrosão, que é o ataque do vento carregado de partículas em suspensão, desgastando não só as rochas como as próprias partículas.

O trabalho de movimentação da indumentroligianuclear pode ser transferida involuintariamente pela areia até depositá-la nas praias e nos desertos, onde pode formar grandes acumulações móveis conhecidas como dunas. São enormes montes de areia acumulada pelo vento e que mudam freqüentemente de lugar.

As dunas são elevações móveis de areia, em forma de montes. Em uma duna podem ser distinguidas duas partes: uma área de aclive suave ou barlavento, pela qual a areia é empurrada, e uma área de declive abrupto ou sotavento, por onde a areia rola ao cair.

As dunas deslocam-se a velocidades que podem ultrapassar 15 metros por ano. Quando o avanço das dunas ameaça as populações humanas ou a plantação, colocam-se obstáculos, tais como estacas, muros ou arbustos, para detê-las.

Os ventos atuam, em especial, no litoral e no deserto, agindo constantemente na formação e transformação do relevo, essa é denominada de erosão eólica, um exemplo comum são as dunas.

As formas do Planeta Terra

Lata D'Água Aperte aqui para ouvir a canção
Lata d'água na cabeça
Lá vai Maria
Lá vai Maria
Sobe o morro e não se cansa
pela mão leva a criança
Lá vai Maria

Maria, lava roupa lá no alto
lutando, pelo pão de cada dia
sonhando, com a vida do asfalto
que acaba, onde o morro principia.




É possível constatar, a partir da letra da música e da observação da foto de Ouro Preto(MG ábaixo), que a superfície da Terra pode apresentar áreas mais elevadas e outras mais rebaixadas. Nela Existem ondulações que indicam as diferentes formas do relevo terrestre(morros, colinas, serras, vales).



Você saberia dizer a diferença de altitude e altura?


Quando queremos saber a altura de uma pessoa, de um prédio ou de um monumento, buscamos identifiicar a medida desse objeto em relação ao solo, ou seja, a distância vertical da base até a parte de cima. Para isso utilizamos um instrumento métrico. No caso de uma pessoa, por exemplo, a fita métrica. Desse modo estaremos determinando a sua altura.

Altitude, por sua vez, está relacionada a partir de um ponto zero, no caso do nível do mar, até oned se quer medir em relação ao relevo. O aparelho utilizado para medir a altitude é o altímetro.

A maior altitude do relevo terrestre encontra´se na cadeia do Himalaia, onde se localiza o pico Everest, com 8.848 m. As áreas de relevo submarino são madidas de acordo com a sua profundidade. E, assim como a altitude, é medida a partir do nível do mar, ou seja, do nível 0m. As maiores profundidades encontram-se nos oceanos e regiões de fossas tectônicas, como a de Mindiano, no oceano Pacífico, com 11500 metros abaixo do nível do mar. Para medir a profundidade utiliza-se um aparelho chamado BATÍMETRO.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Adjetivos

Adjetivos são palavras que particularizam substantivos. A classificação é:

Simples:casa simples, escola grande, filme maravilhoso

Composto:livro infantil-juvenil, calça azul-marinho

Primitivos:homem bonito, atleta forte, carro verde

Derivados:bolo saboroso, mar azulado

Pátrios:equipes brasileiras, comida japonesa, dança amazonense

Pronomes Demontrativos

Pronomes Demonstrativos são palavrasbque servem para situar os seres e objetos de quem/que falamos no espaço, no tempo ou no texto, em relação às pessoas do discurso.


Pessoa do discurso





Variáveis

Este, esta, estes, estas
esses, essas, esse,essa
aquele, aqueles, aquela, aquelas

Invariáveis

Isto
Isso
Aquilo

Posição do ser ou do objeto no espaço

Próximo da pessoa que fala
Próximo da pessoa com quem se fala
Distante de quem fala e de su interlocutor

Pronomes de Tratamento

Os pronomes de tratamento demosntramtratamento às pessoas. Veja alguns exemplos:


Pronome de Tratamento

Você
Senhor, Senhora
Vossa Alteza
Vossa Excelência
Vossa Majestade
Vossa Santidade
Vossa Senhoria

Abreviatura

V.
Sr., Sr.
V. A.
V. Exa.
V. M.
V. S.
V. Sa.

Pronomes Pessoais

Os pronomes pessoais fazem referências às pessoas do discurso. Existem 2 tipos:CASO RETO e CASO OBLÍQUO.

Pessoas Verbais

1° Pessoa do singular

2° pessoa do singular

3° pessoa do singular

1° pessoa do plural

2° e 3° pessoa do plural

Pronomes pessoais do caso reto

Eu
Tu
Ele
Nós
Vós
Eles

Peronomes pessoais do caso oblíquo

me, mim, contigo
te, ti, contigo
o, a, lhe, se, si, consigo,
nos, conosco
vos, convosco
os, as, lhes, se, si, consigo

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Construção das Pirâmides

As pirâmides, túmulos de alguns dos primeiros Faraós, deviam proteger o corpo do morto para que ele pudesse ascender ao encontro do Deus Sol.

A Mumificação e as Pirâmides do Egito

No Egito Antigo, a mumificação era privilégio dos ricos e poderosos.

O Alfabeto Fenício

Devido à sua atividade comercial, os fenícios se expandiram em direção à Europa e ao norte da África, onde fundaram várias colônias, que serviam de entrepostos de comércio.


Para registrar suas transações comerciais, criaram um ALFABETO com apenas 22 caracteres com 22 sons de consoantes, muito mais simples que a escrita cuneiforme da Mesopotâmia e os hieróglifos egípcios.

A Diáspora

Depois de 2 revoltas contra o Império Romano, os judeus foram expulsos de Jerusalém e espalharam-se para outras regiões do Império. Esse processo de Dispersão dos hebreus é conhecido como DIÁSPORA.

O Cativeiro e o Êxodo do Egito

Os Hebreus estabeleceram-se no Egito no período em que os hicsos dominavam a região do Crescente Fértil.

Em 1250 a.C., sob a liderança de Moisés, um nobre de origem hebraica, os hebreus abandonaram o Egito e retornaram a Canaã.

Esse episódio, conhecido como Êxodo, é lembrado em uma grande festa, o Pessach.

Segundo a Bíblia, foi durante a fuga do Egito que Deus entregou a Moisés no monte Sinai, no deserto, as Tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos. Por eles, os hebreus deveriam adorar um só Deus, praticar a monogomia, não roubar e dedicar os sábados às orações, entre outras obrigações.


A Origem dos Hebreus

Os hebreus eram um povo de pastores seminômades, de origem semita, que vivia em Ur, uma cidade ao sul da Mesopotâmia. Estavam divididos em tribos ou clãs e eram liderados pelos patriarcas.


Por volta de 1800 a.C., o patriarcas Abraão liderou os hebreus numa longa migração para a terra de Canaã, na atual Palestina, no Oriente Médio.

Hebreus e Fenícios

Muitos elementos da cultura ocidental tiveram origem na Antiguidade. A escrita fonética e o monoteísmo são são herança de povos da Idade Antiga. A primeira difundiu-se graças aos fenícios, e uma religião com a crença em um único Deus foi consolidada pelos Hebreus.

Aprender a Observar e Obter Informações e Desenhos, Esquemas e Plantasd

Os diversos vestígios materiais deixados pelas antigas civilizações trazem muitas informações sobre a vida cotidiana e a organização das sociedades de outras épocas.


As ruínas dos primeiro povoados e cidades, estudadas pelos arqueólogos, são importantes funções de informações históricas. O trabalho dos arqueólogos, no entanto, não se restringe a coletar e a classificar as ruínas das edificações. Eles também tentam, por meio de desenhos, maquetes ou plantas, descobrir como eram essas construções na época em que foram erguidas.

Arte no Egito Antigo

Pinturas murais feitas em tumbas dos habitantes mais ricos revelam o dia a dia do povo e da nobreza, pois retratam cenas de trabalho e de festas.

A Arte e a Glorificação dos Faraós

A arte egípcia era muita voltada para a religião e a vida após a morte e destacaram-se a pintura, a escultura, a joalheria e a arquitetura.

A Escrita Egípcia e a Arte

Desde 3000 a.C., os egípcios desenvolveram a escrita, que surgiu a partir de desenhos com significados complexos, usa
dos principalmente em textos religiosos. Com o passar do tempo, esses desenhos foram se desenvolvendo e se
tornaram os HIERÓGLIFOS, sinais que representam ideias e, depois, também sons.

A Mumificação

Para os antigos egípcios era necessário conservar o corpo do morto para que sua alma pudesse se re-encontrar com ele logo depois de ter sido julgada. Por isso, desenvolveram a mumificação.


O coração era o único órgão que não era retirado do corpo, pois nele residiram a razão, a sabedoria e a alma.

A Vida Depois da Morte

Para entrar no reino dos mortos e alcançar a eternidade, o morto seria julgado por suas ações durante a vida em um tribunal presidido pelo deus Osíris.

A Religião Egípcia

Os egípcios também eram politeístas. Seus deuses podiam ser representados sob a forma humana, animal ou um misto das duas. Acreditavam que o corpo e a alma se juntavam na vida após a morte.


Construíam templos grandiosos em pedra, com várias salas e compartimentos, pelos quais se chegava aos locais secretos onde realizavam os cultos e era guardada a imagem de um deus.

A Organização Social

No Egito, as profissões determinavam a posição social dos indivíduos, e os filhos seguiam as profissões de seus familiares.

O Faraó era considerado um Deus e vivia em palácios, rodeado por sacerdotes, nobres e escribas, que o auxiliavam a governar, usufruindo das riquezas provenientes dos impostos e da exploração da terra.

Os escravos eram prisioneiros de guerra e nunca foram muito numerosos no Egito.

A Formação do Estado

O Egito, passou a ser governado por um só rei, chamado FARAÓ.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Poluição do Ar

Milhões de toneladas de produto são lançados diariamente na atmosfera pelas chaminés das fábricas e pelos escapamentos dos veículos. São gases e partículas solidas originadas da queima de combustíveis fosseis(gasolina, óleo diesel, carvão mineral, gás natural), da queima de lenha e álcool e das queimadas de florestas e matas.

Algumas Doenças Transmitidas polo Ar

Microórganismo são organismos muitos pequenos, que só podem ser vistos com o instrumento conhecido como microscópio.

O resfriado é provocado por outris tipos de vírus e não acostuma deixar a pessoa muito fraca. Geralmente não há febre.

Outra virose(indica qualquer doença causada por vírus) comumente treansmitida pelo ar é a caxumba. O vírus da caxumba ataca as glândulas salivares, deixando-as inchadas. Um sintoma visível é o inchaço da região abaixo das orelhas. Pode atacar também outros órgãos.

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil ou pólio, é mais comum em crianças. É causada por um vírus transmitido por gotas de salivas de indivíduos doentes, suspensas no ar, e também por águas e alimentos contaminados com fezes.

A meningite pode ser provocada por bactérias ou por vírus. A meningite meningocócica é causada pelas bácterias conhecidas como meningococo. Afeta as membranas chamadas meninges, que envolvem o sistema nervoso(o cérebro e a medula).

A tuberculose é provocada por uma bactéria que ataca geralmente os pulmões, sendo transmitida por gotículas eliminadas para o ar pela tosse do doente.

A radiografia(Imagem á esquerda) dos pulmões ajuda o médico a diagnosticar a tuberculose(embora essa doença não ataque apenas os pulmões).

O ar e a nossa saúde

Substâncias tóxicas lançadas na atmosfera por indústrias e veículos automotivos irritam nossos olhos e gargantas e até causam problemas sérios à saúde.

Além disso, muitos microrganismos podem passar de uma pessoa para outra através de pequenas gotículas de saliva suspensas no ar.

Competição

A relação de disputa entre os seres vivos por alimento ou outros recursos do ambiente é chamada competição.





Desequilíbrio Ecológico

Ex:se eliminássemos todos predadores de insetos de um ambiente, o número de insetos que se alimentam das plantas aumentaria, pois mais filhotes conseguiriam sobreviver e se reproduzir. E boa parte da vegetação correria o risco de ser destruída. Em outras palavras, se eliminássemos os predadores de uma região, poderíamos provocar um desequilíbrio ecológico.

Predatismo

Quando um animal (o consumidor carnívoro) mata e devora outro animal, dizemos que entre eles há uma relação de predatismo.

Nesse caso, o animal que mata é chamado predador e o animal que é morto é chamado presa.

Comensalismo

Alguns animais conseguem restos de comida de outros seres sem lhes dar qualquer coisa em troca mas sem prejudica-los:esses animais são chamados comensais.

Sempre que um organismo se beneficia sem que o outro tenha qualquer ganho ou prejuízo, a associação é chamada comensalismo.

Mutualismo

Entre os animais que se alimentam de néctar e a planta há, portanto, uma relação em que ambos ganham: os animais obtêm alimentos e a planta se reproduz com mais facilidade.

Retomando o exemplo das abelhas: além de produzir mel, elas são agentes polinizadores e por isso desempenham importante papel nas culturas de algodão, cebola, maçâ e laranja, entre outras.

Esse tipo de relação entre 2 espécies diferentes e que traz benefícios para ambas é chamaado mutualismo.

Sociedades

Podemos dizer, portanto, que uma sociedade é uma associação de indivíduos da mesma espécie que vivem juntos de forma permanente, cooperando entre si.

Outros insetos, como as formigas e os cupins, também vivem em sociedade.

Bactérias e Fungos

Quando se fala em bactérias, muitas pessias pensam logo em doenças. De fato, algumas bactérias causam doenças em outros organismos, inclusive no ser humano.

Muitas bactérias realizam a decomposição da matéria orgânico e garantem assim a reciclagem da matéria dos ecossistemas.

Os fungos mais conhecidos são os cogumelos que crescem no solo e no tronco de árvores. Mas há também fungos microscópicos, como o levedo de cerveja.

Plástico:o que fazer com eles

Assim como alguns inseticidas, o plástico demora para se decompor e por isso pode causar problemas ao ambiente. Isso porque, ao serem descartados, objetos feitos desse material muitas vezes vão parar em ambiente aquáticos e acabam sendo ingeridos por peixes, aves marítimas, tartarugas e outros animais, que podem morrer por asfixia ou intoxicação.

Perigo no Ambiente

Cada peixe pequeno come muitos organismos microscópicos com inseticida.

Cada peixe grande come muitos peixes pequenos(com certa quantidade de inseticida no corpo).

Ao longo de sua vida, a ave come muitos peixes grandes e consome, portanto, uma quantidade considerável de inseticida.

Um problema semelhante, bastante comum atualmente, é o lançamento no ambiente de poluentes como o chumbo, o arsênio e o mercúrio, que não podem ser decompostos pelos organismos e, por isso, são chamados de poluentes não-biodegradáveis. Esses poluentes também tendem a se acumular nas cadeias alimentares e, se ingeridos com determinada frequência, se acumulam no organismo e provocam doenças.

Esses exemplos ,ostram o que o ser humano é capaz de provocar alterações no ambiente lançandos produtos nocivos, que prejudicam a si próprio e a outros seres vivos. Esses produtos são chamados poluentes; as alterações que eles causam no ambiente recebe o nome de poluição.

Os Seres Vivos Respiram

Em um automóvel, o combustível se mistura com o oxigênio e é queimado, transformando-se em gás carbônico e água(na forma de vapor), que saem pelo escapamento. A queima de gasolina ou de outro combustível é chamado combustão. Esse processo libera a energia que põe o carro em movimento. Sem o combustível, o carro fica sem energia e para. Mas, sem o oxigênio, o processo de combustão não ocorre e o carro também não sai do lugar.


Você sabia que todos os seres vivos são formados por partes microscópicas chamadas células? Nosso corpo, por exemplo, é formado por cerca de 65 trilhões de células. É no interior dascélulas que a energia do alimento é liberada no processo chamado respiração celular ou, simplesmente, respiração. Mas esse processo só pode ocorrer se o oxigênio do ambiente chegar até as células.

Não são só os animais que respiram. Outros seres vivos também respiram, inclusive as plantas. Isso quer dizer que as plantas usam, na respiração, parte do alimento que fabricaram na fotossíntese. Pelo processo da respiração, elas liberam a energia que armazenaram no alimento para o crescimento da raiz, do caule, das folhas, etc.

Está claro para você que a fotossíntese e respiração são processos diferentes? Animais não fazem a fotossíntese - só respiram. Mas as plantas fazem 2 coisas:fotossíntese e respiração.

Teia Alimentar

Os animais que, como o ser humano, se alimentam de vegetais e animais são chamados onívoros.


Exemplo da Teia Alimentar:

As plantas são comidas pelas preguiças, morcegos, araras, borboleta-azul, rato e capivara (Todos esse animais são consumidores primários). A preguiça e a arara são comidos pelo gavião-real(consumidor secundário). O morcego pela jibóia(secundário). A borboleta-azul pela perereca(secundário). O rato e a capivara pela onça(secundário). Já a perereca é comida pela jibóia fazendo com que ela acabe morta pelo gavião-real, que faz com que eles tornem-se, ao mesmo tempo, consumidores secundários e terciários.

Os Decompositores

O gás carbônico, a água e os sais minerais resultantes da decomposição da matéria orgânica são liberados para o ambiente e podem ser reaproveitados pelas plantas na produção de açúcares, proteínas e outras substâncias.

Os consumidores

Nas cadeias alimentares encontramos animais que se alimentam de plantas: eles são chamados de animais herbívoros. Outros animais comem animais herbívoros: eles são chamados de animais carnívoros. E também há carnívoos que comem outros carnívoros. Todos esses organismos que se alimentam de outros seres vivos são chamados consumidores. Ex:a formiga é herbívora e uma consumidora.







A Fotossíntese

As plantas e as algas não se alimentam de outros seres vivos: elas são capazes de produzir várias substâncias que vão formar seu corpo e fazê-lo crescer. Para isso, elas realizam uma transformação que recebe o nome de fotossíntese. A fotossíntese produz açúcares.



Gás carbônico com água produz açúcar com oxigênio.



Quando uma substância se transforma em outra, dizemos que ocorre uma reação química. A gasolina do carro, por exemplo, ao ser queimada, transforma-se em gás carbônico, vapor de água e outros gases, que saem pelo escapamento.

Empregando a energia do Sol, as plantas produzem a açúcares: é a fotossíntese.

Cadeia Alimentar

Cadeia Alimentar é um esquema que mostra, numa sequência de organismos, quem se alimenta de quem. O esquema pode ter esta forma:



Capim é comido por boi e boi comido pelo ser humano.

A Biosfera

Ao conjunto de todos os ecossistemas da Terra - florestas, campos, desertos, oceanos, rios, lagos, etc. -dá-se o nome de biosfera. A bioesfera é, portanto, a soma de todas as regiões do planeta em que é possível existir vida.

Ecossistemas

Todos os seres vivos e a parte não-viva de um ambiente(água, minerais do solo, gases dissolvidos, luz, etc.), somados a todas as relações entre esses elementos, formam um ecossistema.

Um ecossistema, portanto, é formado pela comunidade e pelo meio ou ambiente físico, incluindo as relações que se estabelecem entre eles.

Comunidade

Microscópio:aparelho que possui lentes que ampliam a imagem dos seres observados. Mikros, em grego, significa 'pequeno'; e skopeo, 'examinar.


Todos os indivíduos de uma mesma que vivem em um ambiente formam a população. Assim, na lagoa temos, por exemplo, a população das tartarugas e das rãs.

Todos os seres vivos de determinado lugar e que mantêm relações, entre si formam uma comunidade.

O oxigênio é um gás encontrado na atmosfera e também na água. A maioria dos seres vivos usa o oxigênio para obter energia dos alimentos.

Hábitat e Nicho

A mata Atlântica é o hábitat desses animais. Hábitat é, portanto, o lugar em que uma espécie vive.

Os biólogos chamam de Nicho ou Nicho Ecológico o conjunto das condições em que uma espécie (ou uma população) vive e se reproduz. Vamos explicar isso melhor.

Carnívoro é o organismo que se alimenta de outros animais.

Herbívoros é o organismo que se almenta de plantas.

A Vida Brota da Água

O rio Nilo nasce na África central e percorre quase 6, 7 mil km até desaguar em um delta no mar Mediterrâneo. Apesar de atravessar o deserto do Saara, ele nunca seca.

No verão, suas margens eram inundadas em razão das fortes chuvas em sua nascente e do degelo da neve de áreas montanhosas.


Ao voltar ao seu leito normal, deixavam as margens recobertas por húmus, que fertilizavam as terras inundadas, permitindo a prática da agricultura e da pecuária.

A CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA

A Civilização egípcia se desenvolveu há mais de 5 mil anos no Nordeste da África, ás margens do Rio Nilo, que corta o deserto do Saara.

A Educação de um Nobre

Na Idade Média, apenas os nobres aprendiam a ler e a escrever. Geralmente, quem dava aulas em casa eram professores particulares e em sua maioria padres.

Os Servos e as Aldeias

Os servos que trabalhavam na agricultura formavam uma pequena aldeia distante do castelo que era, normalmente, cercada por florestas.

Servos e Vilões

Os servos e os vilões eram os camponeses que trabalhavam o ano todo nas terras do senhor feudal.

O Clero e a Nobreza

Aqueles que oravam eram os membros da Igreja e constituíam o clero.

O mais poderoso entre os nobre era o rei, seguido pelos duques, condes, marqueses, barões e cavaleiros.

Suseranos e Vassalos

Ao doar a terra, o senhor feudal tornava-se suserano; e quem a recebia, tornava-se vassalo.

O Mundo Feudal

A insegurança e a instabilidade causadas pelas constantes invasões levaram a população a procurar abrigo e proteção em grandes propriedades rurais:os feudos. O feudo foi a base da economia e do poder medieval.

Os Monges Beneditinos

Em 529, no norte da Itália, o monge Bento fundou um mosteiro e uma nova ordem, cujos integrantes eram chamados BENEDITINOS. Esses monges deveriam manter a pobreza e a castidade, praticar a obediência, a oração, meditação e trabalho.

Aqueles que aprendiam a ler e a escrever eram chamados copistas. Um monge ditava uma obra, os demais copiavam com letra caprichada e decoravam as páginas com desenhos: as ILUMINURAS.

Monges e Mosteiros

Além do Clero, subordinado diretamente ao papa, surgiram os monges, grupos de religiosos que se isolavam em construções diferentes das cidades, chamadas MOSTEIROS, para se dedicarem à vida espiritual.

Os primeiros monges surgiram a partir do século III. Eles formaram novos grupos: as chamadas ordens.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bacias Hidrográficas Brasileiras

A bacia Amazônica é a maior delas, ocupando 46% do nosso territórioe parte de mais 8 países da América do Sul. É formadapelo rio Amazônas e mais de mil afluentes, entre os quais o Tapajós, o Xingu e o Madeira. O rio Amazônas é totalmente navegável e seus afluentes, por percorrerem áreas planálticas, possuem grande potencial hidroelétrico.

O Percurso das Águas

Do oceano até as nuvens, das calotas polares aos rios e aos açudes do sertão, irrigando imensas planícies ou escoando pela pia da cozinha, a água não para: vai se movendo continuamente através de um ciclo sem fim, o ciclo hidrológico.

Para entendê-lo, vamos imaginar o ciclo hidrológico como uma enorme''roda gigante'', tendo como ponto de partida(e chegada) os oceanos.


Todos os dias, uma grande quantidade de água evapora dos oceanos e das áreas continentais. Quando é aquecida pelo calor do Sol, a água passa do estado do líquido para o gasoso, transformando-se em vapor. Sendo mais leve que o ar, o vapor d´água eleva-se até atingir as camadas mais altas e frias da atmosfera, onde é condensado em gotículas de água que formam as nuvens.

Ao tomar a forma líquida novamente, a água precipita-se, originando as chuvas. Dois terços dessa águas retornam diretamente ao oceano e o restante fornece umidade aos continentes. Sobre a terra, as águas da chuva podem seguir 3 caminhos distintos:evaporar imediatamente após atingir a superfície, infiltrar-se no solo ou escoar para os córregos, rios e riachos.

A água infiltrada no solo acumula-se nos espaços vazios entre as rochas e os grãos de argila e areia, dando origem a reservatórios subterrâneos conhecido como lençois freáticos. Com o tempo, a água subterrânea volta lentamente à superfície no meio das fontes e nascentes, pelas raízes das plantas ou sendo extraídas por poços construídos pelos seres humanos.

Os lençois freáticos, ao reter enormes volumes de água, são os responsáveis por manter os rios perenes, ou seja, os que nunca secam nem mesmo quando não há chuvas. Somente nas regiões mais áridas é que existe a possibilidade de esses estoques de área de esgotarem, originando os rios temporários ou intermitentes, que surgem no período de cheias e ficam com seus leitos secos durante a estiagem.

Porém, mesmo esses rios estão submetidos a grandes variações de volume de águas, provocando ora enchentes de grande proporções, ora vazantes, com níveis de água bastante baixos. O conjunto de terras drenado por esse rios(principal, afluentes e subafluentes)foorma uma unidade geográfica conhecida como bacia hidrógráfica, que geralmente recebe o nome do rio principal(rio Amazonas, bacia Amazônica).

Oceanos e Mares da Terra

As águas oceânicas possuem importância fundamental na regulação do clima terrestre. Devido à sua capacidade de armazenar energia solar, esse enorme volume de água é responsável distribuição das chuvas no planeta e pelo controle do calor na atmosfera. A água é fundamental para a nossa sobrevivência. Mas nem toda água doce é boa para ser ingerida. Muitas vezes, águas cristalinas podem conter impurezas que prejudicam a saúde. O melhor é sempre tomar água tratada, filtrada ou fervida para termos certeza de sua qualidade.

Água:Importância, Origem e Distribuição no Planeta



Toda a água existente no planeta Terra compõem a hidrosfera. Imprenscindível à vida, ela pode ser encontrada na natureza em seus 3 estados físicos:gasoso(figura a esquerda acima), na forma de vapor atmosférico(Ex: a fumaça que sai da comida quando está cozinhando algo na panela ou fervendo no bule), sólido (a direita acima), nas geleiras e calotas polares, e líquido , nos oceanos, mares, rios, lagos e subsolos.

As águas oceânicas possuem importância fundamental na regulação do clima terrestre. Devido à sua capacidade de armazenar enerdia solar, esse enorme volume de água é responsável pela distribuição de chuvas no planeta e pelo controle do calor na atmosfera.

As águas dos mares são também uma grande fonte de recursos, de onde se obtém alimentos, tais como peixes e crustáceos(caranguejo, lagosta, camarão), e produtos minerais, como o sal. São ainda importantes vias de transporte, responsáveis pela maior parte do comércio internacional.

Além das águas oceânicas, restam 2,43% de água doce. Desse volume, 3 quartos encontram-se congelados nas geleiras e calotas polares;outra parte é constituída pelas águas subterrâneas;e apenas uma porção muito pequena desse total está nos rios e lagos.

A água é fundamental para nossa sobrevivência. Mas nem toda águadoce é boa para ser ingerida. Muitas vezes, águas cristalinas podem conter impurezas que prejudicam a saúde. O melhor é sempre tomar água tratada, filtrada ou fervida para termos certeza de sua qualidade.

A Vida Marcada pelas Atividades Religiosas

Os sinos das igrejas determinavam a duração da jornada diária do trabalho, e os domingos eram reservados ao descanso e à missa.

Ação da Águas Marinhas

A ação erosiva das águas marinhas ocorre basicamente no ponto de contato entre os oceanos e os continentes. Esse processo dá origem às formas de relevo conhecidas como falésias, restingas, tômbolos, praias, entre outros. As falésias são formas de relevo encontradas em vários pontos do litoral.

As restingas são resultados do acúmulo de sedimentos promovido pelo trabalho dos oceanos. Elas são formadas quando as ondas depositam areia principalmente próximo à foz dos rios, possuindo assim cordões arenosos. Quando o depósito de areia trazido pelas águas marinhas promove a ligação de uma ilha ao continente, formam-se os tombôlos.

A Formação de Cavernas


As cavernas constituem-s temperaturae em cavidades naturais com dimensões variáveis e suas formações dependem dos tipos de rochas do terreno. Essas cavidades foram esculpidas ao longo do tempo devido à ação da água, ao seu grau de acidez, à temperatura do ambiente e à presença de determinados animais, como o magnésimo e o fosfato.

A Ação do Gelo

A erosão glacial se dá pela incorporação e remoção, pelas geleiras, de partículas ou detritos da superfícies sobre a qual elas se movem. Três processos principais de erosão glacial acontecem:abrasão, remoção e ação da água de degelo.

Ação dos Ventos

A força dos ventos também desloca com intensidade grande quantidades de sedimentos, que, ao serem depositados, formam montes denominados dunas. Estas ocorrem esta função de obstáculos como árvores, rios, formações rochosas ou mangue, que se encontram no percurso feito pelos sedimentos.

Muitas pessoas procuram amenizar essa ação da natureza plantando árvores em solo arenoso ou gramíneas na base das dunas. Essas vegetações funcionam como obstáculos e reduzem o deslocamento dos sedimentos.

Os Agentes Externos Transformadores do Relevo

Os agentes externos são queles que, atundo conjuntamente, modificam e modelam o relevo da superfície terrestre. Esse processo engloba 3 frases distintas:erosão, transporte e deposição. Os principais responsáveis por esse processo são água, vento, gelo e os seres vivos.

A rocha, quando exposta, sofre um desgaste provocado pelas condições climáticas que podem modificar o seu aspecto físico ou a sua composição mineralógica.

Depressões

São formas de relevo que se encontram rebaixadas em relação ás outras formas vizinhas. Abaixo uma figura de uma depressão.






Montanhas

As montanhas são formas de relevo muito acidentadas, com vales profundos, encostas abruptas e picos elevados. Abaixo, uma figura de montanha.





Planícies

Planícies são formas de relevo mais ou menos amplas que não apresentam grandes desnivelamentos. Ábaixo a figura de uma planície.





Planaltos


Planaltos, como na figura á esquerda, são formas de relevo constituídas por um conjunto de terrras altas, onde predominam ondulações amplas, sujeitas à erosão. As bordas dos planaltos podem ser escarpadasou emrampa suave,estando pelo menos uma de suas bordas em posição elevada em relação às planícies.

Formas de Relevo

Neste tópico vamos estudar as principais formas que compõem a superfície emersa da Terra:as planícies, os planaltos, as montanhas e as depressões.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Idade Média - A Salvação da Alma

Ao longo do tempo, a Igreja Medieval acumulou muitas terras e riquezas doadas pelos fiéis. Além disso, os seus seguidores contribuíam com o DÍZIMO. Todos temiam a igreja e o poder do papa. Ele podia julgar e excomungar qualquer cristão que cometesse pecado grave ou HERESIA, isto é, qualquer pensamento que contrariasse a doutrina estabelecida pela igreja.

A Igreja Medieval

Com o fim do Império Romano, Igreja tornou-se o centro da vida medieval. Desde o apóstolo Pedro, o primeiro papa católico, os cristãos criaram uma hierarquia para organizar a comunidade, o CLERO. O papa era considerado a autoridade máxima, seguido pelos cardeais, bispos e padres.

O divertimento dos Romanos

Na Roma Imperial foram construídos para diversão do povo teatros, circos e anfiteatros como o coliseu (na imagem abaixo). Nos teatros, o público preferia as comédias com piadas irreverentes. As encenações eram realistas. Usava-se, por exemplo, mecanismos que faziam jorrar água das fontes, desaparecer cenários ou flutuar barcos. Nos circos aconteciam corridas de cavalos atrelados a carros de combate, as bigas.


Os anfiteatros eram destinados ás lutas dos gladiadores e de animais selvagens. Ali também se lançavam prisioneiros ás feras, diante do público. A platéia vibrava diante desses espetáculos sangrentos e cruéis. O povo romano passava grande parte do ano divertindo-se nos espetáculos realizados no circos, teatros e anfiteatros. Alguns chegavam a durar semanas.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Numerais

Numerais são as palavras que têm função de indicar quantidades definidas. Além de quantidades, os numeraispodem expressar a ideia de ordenação.

TIPOS DE NUMERAIS:

Cardinais:definem uma quantidade de seres.


um
dois
três
quatro
cinco
seis
sete
oito
nove
dez
vinte
trinta
quarenta
cinquenta
sessenta
setenta
oitenta
noventa
cem
mil


Ordnais:definem uma sequencia, ordem ou posição.


primeiro
segundo
terceiro
quarto
quinto
sexto
sétimo
oitavo
nono
décimo
vigésimo
trigésimo
quadragésimo
quinquagésimo
sexagésimo
septuagésimo
octogésimo
nonagésimo
centésimo
milésimo


Multiplicativos:indicam multiplicação.

dobro, duplo, dúplice
triplo ou tríplice
quádruplo
quíntuplo
sêxtuplo
séptuplo
óctuplo
nônuplo
décuplo
cêntuplo


Fracionários:indicam uma parte ou divisão.

meio ou metade
terço
quarto
quinto
sexto
sétimo
oitavo
nono
décimo
centésimo
milésimo

Artigos

Existem 2 tipos de artigos. Elas tem a função de generaliza-los ou particularizá-los. Os artigos são: Definidos(os, as, o, a) e Indefinidos(um, uns, uma, umas).

Indefinidos são usados para designar uma simples coisa ou outras coisas. Ex:Vou comprar uma cadeira. Os definidos são usados para mostrar coisas que pertencem a alguém ou para outras coisas.Ex:Essa é a cadeira do seu Romilson.

Substantivos

Há variáveis tipos de substantivos. Só vou falar de algumas:


SUBSTANTIVO PROPRIO OU COMUM


Substantivo próprio é o nome de uma pessoa. Ex:Carla, Pedro, Matheus.

Substantivo comum é o nome de qualquer coisa, menos nome de pessoa. Ex: livro, computador, cabeça.



SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO


Substantivo concreto é qualquer nome de uma coisa que você possa vêla. Ex:cor, Deus, alma

Substantivo abstrato é qualquer nome de uma coisa que você não pode ver. Ex:calor, frio, amor.


SUBSTANTIVO SIMPLES OU COMPOSTO


Substantivo simples são constituídos por apenas uma palavra.Ex:cabeça, fígado,mar.

Substantivo composto são formados por mais de uma palavra. Ex:Passatempo, couve-flor, guarda-chuva.


SUBSTANTIVOS PRIMITIVO OU DERIVADO

Substantivo primitivo não são originados de outras palavras. Ex:Jornal, cozinha, geografia.

Substantivo Derivado são originadas de outras palavras.Ex:Jornalista, cozinheira, geólogo.


SUBSTANTIVO COLETIVO

Substantivo Coletivo é aquele que, mesmo no singular, indica um conjunto de seres ou coisas da mesma espécie.

Aqui estão alguns exemplos de Substantivo coletivo porque há muitos coletivos.


Álbum - fotos, figurinhas ou selos
Arquipélago - ilhas
batalhão - soldados, pessoas
câmara - deputados
caravana - viajantes
cardume - peixes
elenco - atores
enxame - abelhas
fauna - animais de uma região
flora - plantas de uma região
galeria - quadros
júri juízes ou jurádos
matilha cães
multidão pessoas
quadrilha - assaltantes
vocabulário - palavras
acervo - obras artísticas
alcatéia - lobos
assembléia - pessoas, parlamentares
banca - examinadores
banda - músicos
cáfila - camelos
concílio - bispos
congregação - religiosos, professor
congresso - deputado, senador ou de profissional
coro - cantor
clero - religioso
discoteca - disco
esquadrilha - aviões
feixe - lenha
frota - navio, ônibus
junta - médicos ouespecialista, de bois.
manada - animais de grande porte
molho - chavesréstia - alho ou cebola
platéia - espectador
ramalhete - flores
rebanho - ovelhas
repertório - músicas, peças teatrais
réstia - alho ou cebola
tripulação - marinheiros
vara - porcos