terça-feira, 29 de setembro de 2009

Diferentes jeitos de viver

Diferentes costumes existem em diferentes povos no planeta. Estou falando de cultura, hábitos e tradições. Existem povos que são nômades e existem povos que não são. Existem povos que gostam da modernidade e outros não. Outros adoram a dança. Outros a religião.
Há muitas curiosidades dos povos como por exemplo alguns askenezitas dão aos seus filhos o nome dos parentes mortos e os serfaditas dão aos seus filhos o nome de parentes vivos.

Na Península Ibérica era comum os cristão novos criarem nomes com referencia a árvores como "oliveira" e "figueira". Preservar o sábado, comer carne de cordeiro e marcar a porta na páscoa, usar alguns objetos típicos, etc são muitos curiosos costumes dos povos judeus, como a circunsição em seus filhos e manterem práticas judias escondidos.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Região Norte do Brasil



Essa é a maior região brasileira, com uma área de 3 853 327,2 km2 correspondendo a 45% do total de todo território brasileiro. É uma região pouco povoada, somente 7,6% da população do país habita a região. Já no contexto da população indígena abriga a maior quantidade do país, aproximadamente 163 mil índios.

Essa região tem destaque em relação aos recursos e paisagens naturais, é caracterizada principalmente pela Floresta Amazônica, além de possuir um clima quente e úmido, relevo irregularmente plano e a concentração de uma grande quantidade de rios.

A região norte começou a se desenvolver somente no século XX, quando foram construídos estradas, pontes, portos, aeroportos, etc. Além de programas políticos com intuito de povoar a região. A busca para desenvolver essa parte do Brasil tem crescido nas últimas décadas, no entanto, o modo como está ocorrendo é desordenado e sem nenhum tipo de planejamento prévio, isso ocasiona uma série de problemas de caráter social, ambiental em todos os estados que compõem a Região Norte.

A Região Norte abriga sete Estados da Federação Brasileira que são:Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantis.Somando a população de todos os Estados da Região Norte o total é de 12 900 704 habitantes.




A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, isso significa que nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal.

Na Floresta Amazônica existe registros de cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e insetos.

A Flora Amazônica é bastante rica, abriga cerca de 30 milhões de espécies vegetais, como a seringueira, castanheira, cacaueiro e um dos símbolos da Amazônia: a vitória-régia.

Uma das dificuldades para coletar dados acerca da biodiversidade da Floresta Amazônica está na grande extensão da floresta e as barreiras impostas pelas adversidades do lugar que impedem a locomoção até as áreas propícias à descoberta de novas espécies da fauna e da flora.

Esse rico ecossistema possui uma imensa quantidade de seres vivos, desde microrganismos até animais de grande porte.
Lá encontramos animais como a Guariba-de-mão-ruiva, Tucano-de-bico-preto, Arara-vermelha, Preguiça-de-três-dedos, Borboleta-azul, Uirapuru, Quati, Jaguar, Capivara, Tartaruga-da-amazônia, Sucuri, Jacaré-açu e o Pequeno sapo.
Também encontramos alguns tipos de plantas como a Bromeliá, Aninga e a Vitória-régia.




A região norte é a menos desenvolvida industrialmente. Há várias décadas a região tem suas atividades econômicas vinculadas aos setores com pouca aplicação tecnológica e que atuam nos ramos agroindustriais que produzem alimentos, têxtil, couro, borracha, etc.

Apesar disso, no final do século passado essa região começou a desenvolver, na Amazônia oriental atividades como mineração e metalurgia foram as que mais cresceram. Já na Amazônia ocidental o desenvolvimento ocorreu na indústria, sobretudo de eletroeletrônica.

Na parte oriental as mudanças ocorreram em decorrência da extração mineral na Serra dos Carajás e de Oriximiná, além da proximidade com a usina hidrelétrica de Tucuruí e a instalação do complexo metalúrgico do alumínio nas proximidades de Belém.

Na parte ocidental o desenvolvimento industrial aconteceu principalmente a partir de 1967, com a criação da Zona Franca de Manaus, esse centro industrial atraiu empresas incentivadas por uma série de benefícios de ordem tributária, além de isenção de taxa de importação para componentes. Diante disso, as empresas que produzem televisores, DVDs, celulares, motos e diversos outros produtos foram os que mais se beneficiaram com a criação desse pólo industrial.

A criação da Zona Franca de Manaus foi uma iniciativa do governo federal com o objetivo de desenvolver economicamente e socialmente a região. No entanto, o resultado não foi o esperado, pois as indústrias não atribuíram nenhum beneficio à população local.A maior parte da região apresenta clima equatorial e no inverno, o Oeste sofre a ação de frentes frias, que provocam quedas bruscas de temperatura. No Norte do Pará e em Rondônia há clima tropical. Boa parte da região é influenciada pela Bacia Amazônica, que possue um quinto da reserva de água doce do planeta. O Rio Amazonas, com 5.500 Km de extensão é o rei dos rios do Norte.
O folclore e a culinária amazônica com seus produtos regionais também oferecem atrações especiais. Em Parintins, o Festival Folclórico do "Boi-Bumbá", no mês de junho, desperta a paixão em cores distintas dos grupos de "Caprichoso" e "Garantido". Em Manaus, capital do estado do Amazonas, poderá também conhecer o Teatro Amazonas, construído no século XIX, em estilo renascentista e com o interior art-nouveau. O colorido da arte indígena, colares de plumas e cerâmica "marajoara" e "tapajônica", se encontram à venda no tradicional mercado de "Ver-o-Peso" em Belém, estado do Pará.

A Região Norte oferece uma rara oportunidade de se vivenciar a Floresta Amazônia, maior reserva biológica do mundo, com um potencial inigualável em recursos naturais, onde se encontra um terço das espécies vivas do planeta. Os rios da Bacia Amazônica, que possue um quinto da reserva de água doce do planeta, são vias que conduzem ao coração da selva. Dos vinte maiores rios do planeta, dez fazem parte da Bacia Amazônica. O Rio Amazonas, com seus 5.500 Km de extensão é um deles. Hotéis de Selva proporcionam comodidade e segurança para a exploração e o descobrimento da imensa flora e fauna da regiãooutra grande atração é a Ilha de Marajó. Aqui vem todos os anos surfistas de todas partes do mundo a surfar na onda do rio chamada pororoca, criada pelo encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlânticom A Ilha do Bananal, no estado de Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, possuindo lindas praias e pesca abundante.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Ciência e Nosso Passado

Há 6.000.000.000 de seres humanos na Terra e o homem difere dos outros animais por ser capaz de pensar, saber das coisa, raciocinar, falar, etc. Os antropólogos são pesquisadores que estudam as evidências da presença. O homem surgio pela evolução do macaco e nesta evolução alguns animais sobreviveram e outros não.

Muitos animais desapareceram ao longo da história dos seres vivos da Terra e a causa disto foram várias. Dentre elas estão: sua adaptação ao meio ambiente, sua capacidade e inteligência de caçar suas presas ou de buscar alimento, de se esconder de seus predadores, de aguentar as mudanças do clima, de andar em bandos. Exemplos: girafa, bicho-pau, urso polar, lobos.


O DNA é responsável pelas características que um ser vivo passa para o seu descendente isto se chama resultado genético.

O grau de parentesco entre os seres vivos depende da sua caracteristica genetica. Animais não terão caracteristica comum com os vegetais.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As Capitais do Brasil

São Salvador da Bahia de Todos os Santos, no século 18, foi a primeira capital do Brasil. Salvador era chamada de Capital do Atlântico Sul e o primeiro gorvenador do Brasil, Tomé de Souza, foi quem ficou nesta primeira capital.

Porém, muitos navios chegavam e saíam do Brasil para Portugal levando riquezas e usavam o porto do Rio de Janeiro por isto a o governador saiu de Sao Sebastião e foi para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro que virou a segunda capital do Brasil. Quem mora no Rio de Janeiro se chama CARIOCA.

Quando o Brasil virou Républica mudou sua capital para Brasília. Juselino Kubitschek, presidente do Brasil foi quem mandou construir a cidade de Brasília. Os operários que a construíram se chamavam de CANDANGOS. E durante o tempo que a cidade estava sendo construída colocaram o nome deste projeto de NOVACAP, para dizer que era o projeto da NOVA CAPITAL.
Juscelino era um presidente famoso e o chamavam de JK.

Brasília fica na região centro-oeste e o Distrito Federal é um estado onde os ministros e deputados e o presidente moram e trabalham. Brasília foi inaugurada em 12 de abril de 1960.

Os ministérios são orgãos que auxiliam a presidência da republica a administração federal. O Ministério da Saúde, da Cultura, dos Transportes, da Educação, das Cidades, dos Esportes são alguns exemplos. A presidência da republica, os ministérios e os orgãos dos poderes legislativo e judiciario são orgãos do governo federal.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

O IDH é uma medida para sabermos se está havendo desenvolvimento do Homem. Se o Homem está se desenvolvendo bem ou mal na educação, na longevidade e na renda.

O índice varia de 0 a 1. Se um país tem a sua população com o IDH chegando perto do número 1, são países de desenvolvimento humano elevado.

Países com IDH até 0,499 apresentam desenvolvimento humano BAIXO.

Países com IDH entre 0,500 e 0,799, são considerados países de desenvolvimento humano MÉDIO.

As Organizações das Nações Unidas (ONU) é o responsavel para calcular esses índices. Por isto, ela criou um programa chamado PNUD que é o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A Noruega tem IDH elevado e a Nigéria tem IDH baixo. A Nigéria fica no continente africano, é um país com muitos problemas de saúde na sua população.

O ambiente do nosso planeta não está nada bom. O ar está poluído, em muitos lugaresa há falta de água, em outros lugares há enchentes e inundações, o oceano está aumentando seu nível de água, o clima está desequilibrado porque o gelo dos pólos está derretendo muito depressa e os animais estão sofrendo.


Em outros lugares, o clima está provocando incêndios na florestas e com isso o desmatamento também provoca sofrimento nos animais. Tudo isto por causa do comportamento do homem que não cuida do planeta, jogando lixo e contaminando a natureza.

Uma comunidade sustentável vive em harmonia com o seu meio ambiente. Ela valoriza a natureza, protege a cultura e a natureza e não desperdiça recursos naturais como a água. Faz reciclagem e coleta seletiva do lixo. O estatuto da cidade são regras para que os cidadãos possam
viver em cidades sustentáveis.

Júlio Verne

O escritor francês Júlio Verne (1828 - 1905) tinha 3 grandes paixões em sua vida: a geografia, a ciência e tecnologia. Era um leitor ávido dos relatos dos viajantes e das publicações sobre os últimos progressos científicos e tecnologicos. Seu livro mais famoso chama-se VIAGEM AO CENTRO DA TERRA. Neste livro, os personagens eram: o professor Otto Lidenbrock, seu sobrinho Axel e seu guia Hans. Eles passaram pelas cidades de Messina, Hamburgo, Marselha, Reikjavik e Copenhague.




A bússola era usada para orientar o professor Otto Lidenbrock em suas expedições. Hoje, usamos o GPS que nos dá mais informação do que a bússola. O GPS informa: altitude e coordernadas.