quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O FOLCLORE BRASILEIRO

De acordo com o Decreto Federal número 56.747, de 17 de agosto de 1965, o ''Dia do Folclore'' deverá ser celebrado em todo país, em 22 de agosto.
A palavra folclore vem do vocábulo FOLK-LORE. Folk, significa povo e Lore equivale a saber, ciência, conhecimento. Assim, folclore é estudo do conhecimento popular.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cuidados com a gripe Influenza A (H1N1)


A gripe Influenza é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Devido a mutações no vírus e transmissão de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secreções respiratórias de pessoas infectadas, o Ministério da Saúde traz um série de recomendações.

A ) Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
• Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas. Substituir as máscaras sempre que necessário.


• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.


• Evitar locais com aglomeração de pessoas.


• Evitar o contato direto com pessoas doentes.


• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doente s e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

B ) Aos viajantes procedentes de áreas afetadas:
Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza A (H1N1) em humanos e que apresentem febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tossee/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem:

• Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima.
• Informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.

Esclarecimentos e Ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento da Influenza A(H1N1)

1-Até o momento, não existe vacina contra esse novo vírus

2-O país conta com uma rede de vigilância para monitorar a circulação dos vírus respiratórios, além de um plano de preparação para o enfrentamento de uma possível pandemia de influenza disponível em www.saude.gov.br.

3-O país possui 22 Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS) em atividade para apoiar os serviços de vigilância em saúde e unidades de atenção no enfrentamento de Emergências de Saúde Publica.

4-Todas as secretarias estaduais de saúde foram acionadas para intensificar o processo de monitoramento e detecção oportuna de casos suspeitos de doenças respiratórias agudas.

5-Essas medidas estão previstas no “Plano de preparação para enfrentamento da pandemia”, o qual estabelece as atribuições dos estados, municípios, outros órgãos e hospitais de referência.

6-A Secretaria de Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul tem sido notificada pelas secretarias estaduais de saúde sobre a identificação de viajantes procedentes dos países afetados que apresentam sintomas da doença. Todos os viajantes com sintomas são encaminhados aos hospitais para avaliação médica e verificação se os mesmos se enquadram na definição de caso suspeito.

7-As tripulações das aeronaves devem orientar os passageiros de vôos internacionais e domésticos, ainda durante o vôo, sobre sinais e sintomas do novo vírus Influenza A(H1N1), solicitando que passageiros com esses sintomas se identifiquem à tripulação.

8-Avisos sonoros tem sido feitos em todos os aeroportos brasileiros.

9-Ao passar por uma fronteira terrestre ou desembarcar de qualquer viagem internacional os viajantes recebem panfleto com informações em português, inglês e espanhol, sobre os sinais, sintomas, medidas de proteção, higiene e orientações para procurar assistência médica.

10-O Ministério da Saúde está capacitando médicos e enfermeiros que atuam em hospitais, portos, aeroportos e fronteiras; e em equipes de saúde da família.


Fonte desta pesquisa:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Favela

Conhecendo o Bairro onde Moramos

Moramos em uma rua, que fica em um dos 4 quarteirões. Esse bairro tem vários tipos de construções. Algumas são usadas para moradias e outras, para comércio. Há também galpões e fábricas. No nosso bairro moram muitas pessoas, e ainda há as que trabalham em lojas, bares, restaurantes, hospitais, escolas, etc. Nem todo mundo vive nas proximidades, nessecitando, por esse motivo, de algum meio de transporte

Daí em nosso bairro circularem veículos de diferentes tipos:automóveis, ônibus, motocicletas e trens. Tente imaginar o movimento que existe no bairro durante a semana. Quase nem dar para andar pelas ruas, avenidas, travessas e praças. No final de semana tudo se acalma porque a maior parte das pessoas não se desloca ao nosso bairro para trabalhar. Ficam só os moradores,
que já são muitos.

Nesses dias é muito bom passear pelas ruas, sentar nas praças, andar nas avenidas. Dá até para ver as pessoas jogarem bola no centro esportivo, as crianças brincarem nas praças e o mais velhos conversarem na praça e nas calçadas. Os bairros não são todos iguais. Alguns deles não têm ruas afastadas ou iluminadas, ou mesmo serviços públicos, como água encanada, esgoto, luz elétrica ou telefone. Em muitos ainda faltam escolas, postos de saúde, hospitais e o transporte coletivo é muito precário.

Esses bairros normalmente são afastados do centro da cidade. É comum também as construções nesse bairros serem feitas sem muito recursos, em lugares de risco, como, por exemplo, as encostas dos morros, Tais moradis sofrem sempre, perigo de desabamentos.

sábado, 1 de agosto de 2009

Um touro destruidor de férias

Nós, alunos, passamos todos os anos aguardando o período das férias.

As férias de julho são mais divertidas por causa do São João. Claro que o natal é uma época super-ultra-mega sensacional, porque ganhamos super-ultra-mega presentes, mas julho são as minhas férias favoritas.

Neste ano, não terei bons motivos para lembrar das minhas férias de julho, porque no primeiro dia deste mês, eu quebrei o meu braço direito no touro mecânico no shopping Tacaruna. Minha mãe ficou muito preocupada e me levou ao hospital. Quando eu cheguei no médico, ele tirou uma radiografia do meu ombro e disse que eu tinha quebrado o meu braço. Eu teria que ficar com uma tipóia preta para imobilizar meu braço e que deveria voltar depois de 15 dias. Usei uma tipóia de tecido no lugar do gesso.
Atualmente quando quebramos um braço não usamos mais gesso e novamente minha mãe ficou preocupada. Passados os 15 dias, eu retornei e o médico disse que não precisava ficar imobilizado, mas eu só poderia brincar e praticar esportes depois de 3 meses.

Sou muito inquieto, não consigo sequer ficar parado numa cadeira, imagine ter que ficar sem brincar por três meses?

Então passei as minhas férias de julho fazendo coisas que não magoassem o meu braço, como por exemplo, ficar jogando no computador com meu amigo, Michelson.

Também pude ficar visitando a minha avó e ficar vendo a minha prima Aimée, que só tem 6 meses. Como este mês era aniversário do meu pai, fomos comer no restaurante para celebrar com meus irmãos.

Eu ganhei muitos jogos de computador porque eu não podia sair de casa para muito longe. Fomos também visitar uma exposição de Arte e gostei muito.

Minha tia Pitoquinho me deu uma máquina de escrever do século XX e eu adorei escrever. Eu tinha visto uma máquina assim no desenho do Pica-Pau que passa no canal da TV Record, quando o personagem chamado Zé Jacaré estava mandando uma carta de mentira para o Pica-Pau para que, quando o Pica-Pau chegasse, ele o comesse. Mas o Pica-Pau sempre escapava com planos de fuga.

Nesta máquina de escrever eu escrevi muitas cartas para mim mesmo e minha mãe guardou de recordação.

Enfim, estás foram as minhas férias de julho, eu espero nunca mais montar num touro mecânico.